Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2010 - 10h55

Trens da Bélgica para Europa são suspensos pelo segundo dia

Publicidade

da Efe, em Bruxelas (Bélgica)
da Folha Online

O serviço de trens de alta velocidade da companhia Thalys que ligam a Bélgica à França, Holanda e Alemanha continua sem operar um dia após a colisão frontal de duas composições que matou ao menos 18 pessoas na cidade de Halle, 15 km ao sul de Bruxelas. Os trens da companhia Eurostar que ligam Bruxelas a Londres, no Reino Unido, também permanecem suspensos.

Veja vídeo da BBC.

Segundo o site da Eurostar, a linha entre a Bélgica e o Reino Unido ficará paralisada nos dois sentidos o dia todo.

Já os trens que ligam Paris (França) a Londres funcionam normalmente. Os passageiros da linha que sai de Lille, no norte da França, enfrentam apenas atrasos nesta terça-feira.

Folha Online/Arte

Já a Thalys, operadora de trens de alta velocidade, também comunicou interrupções no serviço entre Bruxelas, Paris, Amsterdã (Holanda) e Colônia (Alemanha).

A companhia pediu a quem tiver passagens para viajar até esta sexta-feira (19) que consultem seu site ou liguem para receber informações atualizadas sobre a circulação dos trens.

A empresa de trens francesa SNCF explicou que nenhum trem vai circular da França a Bruxelas para permitir a continuidade dos trabalhos no local da colisão. Nesta terça-feira, as equipes continuavam trabalhando na remoção das ferragens de um dos trens.

Colisão

A colisão foi tão forte que as duas máquinas chegaram a ficar encaixadas. Alguns vagões viraram. Segundo o governador da Província belga de Flemish Brabant, Lodewijk de Witte, ao menos 18 pessoas morreram e outras 125 ficaram feridas.

O acidente aconteceu às 08h30 (05h30 no horário de Brasília) em hora de grande movimento, perto de Halle, a 15 km ao sul de Bruxelas.

Segundo informações iniciais, o trem local que vinha de Leuven passou um sinal vermelho e bateu no trem expresso que ia para Liege e que estava cerca de dez minutos atrasado.

A operadora do trem, Sociedade Nacional de Estradas de Ferro belgas (SNCB), disse, contudo, que ainda é muito cedo para especular as causas do acidente. Segundo a empresa, entre 250 e 300 pessoas estavam nos dois trens na hora da colisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página