Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/02/2004 - 14h23

Detalhes do 11 de Setembro foram fechados na Espanha, diz jornal

Publicidade

da France Presse, em Madri

Os últimos preparativos dos atentados do 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos foram fechados na Espanha, informou hoje o jornal "El País", citando como fonte os serviços de inteligência americanos.

Os "últimos detalhes" destes atentados foram decididos entre 9 e 17 de julho de 2001, em Tarragona (nordeste da Espanha), declarou aos serviços de inteligência dos EUA Ramzi Binalshibh, preso no Paquistão em 2002 e considerado o número dois da rede terrorista Al Qaeda.

Seu depoimento foi enviado aos serviços secretos espanhóis, de acordo com o "El País".

Nesta "reunião de cúpula de terroristas", da qual também participou o egípcio Mohammed Atta, chefe dos comandos suicidas que se infiltraram nos aviões que se lançaram no 11 de Setembro contra as torres gêmeas do World Trade Center, de Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington, discutiram-se os "principais pontos destes atentados antes de serem transmitidos à direção da Al Qaeda, no Afeganistão".

Quatro dias antes dos ataques suicidas, Binalshibh passou novamente pela Espanha, "recuperou um passaporte falso e fugiu para Cabul".

Binalshibh conseguiu o passaporte graças a Khaled Madani, um argelino de 33 anos preso na quinta-feira (26) na Espanha por colaboração com a rede de Osama Bin Laden.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página