Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2004 - 09h57

Dois são resgatados de balsa após ciclone em Madagáscar

Publicidade

da Folha Online

Um homem e uma mulher que estavam desaparecidos com cerca de outras cem pessoas em uma balsa durante um ciclone chegaram à costa de Madagáscar em um bote salva-vidas, disseram testemunhas, segundo autoridades da Marinha.

"Os dois afirmaram que estavam entre os passageiros da balsa 'Samson'", declarou uma autoridade da Marinha, acrescentando que os dois eram da ilha de Comoros e tinham chegado à costa perto do vilarejo de Ampasimariny (noroeste de Madagáscar).

Autoridades marítimas viajaram ao vilarejo para tentar confirmar o incidente, que foi relatado por testemunhas, e conseguir mais informações sobre o paradeiro da balsa desaparecida, afirmou a autoridade da Marinha.

Equipes de resgate ainda procuravam pelos 91 passageiros e 21 tripulantes do Samson, que podem ter morrido depois que a balsa em que viajavam não apareceu em seu destino em Madagáscar no horário planejado na segunda-feira (8), um dia depois de o ciclone Gafilo chegar à ilha.

A balsa tinha partido da ilha de Anjouan, em Comoros, com destino a Mahajanga, o segundo maior porto comercial de Madagáscar. Em Mahajanga, moram cerca de 30 mil imigrantes de Comoros, país composto de três ilhas situadas no oceano Índico perto do litoral de Moçambique.

O ciclone Gafilo, que matou 25 pessoas e deixou mais de 100 mil desabrigados durante o final de semana, voltou à ilha do oceano Índico hoje. Não há informações sobre novos danos, disseram autoridades.

O Gafilo atingiu a terra hoje de manhã perto do estuário do rio Mangoky, no sudoeste de Madagáscar, atingindo o país pela segundo vez, depois de ter voltado para o mar.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Balsa com 100 pessoas a bordo desaparece em Madagáscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página