Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2010 - 04h32

Câmara dos EUA rejeita proposta de retirada de tropas do Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Washington

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos rejeitou hoje uma iniciativa apresentada por legisladores que se opõem à guerra no Afeganistão, e que propunha a retirada das tropas americanas do país até o final do ano.

A iniciativa, rejeitada por 356 votos contra 65, foi rejeitada por quase todos os legisladores republicanos, que apoiam a decisão do presidente Barack Obama de aumentar o contingente militar no Afeganistão de 70 mil para 100 mil homens.

Durante o debate, vários legisladores democratas mostraram insatisfação pela duração e alto custo do conflito, mas assinalaram que votavam contra porque a iniciativa apresentada nesta quarta era "inoportuna" e "pouco realista".

Obama disse que deseja iniciar a retirada das tropas americanas do Afeganistão a partir de julho do ano que vem.

O promotor da iniciativa foi o ex-pré-candidato presidencial democrata Dennis Kucinich, que tinha proposto que Obama iniciasse a retirada das tropas 30 dias depois da aprovação no Congresso.

O Poder Legislativo autorizou o uso das forças militares para a luta contra o terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página