Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2010 - 17h52

ONU nomeia novo general brasileiro para comandar missão no Haiti

Publicidade

da Folha Online

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, nomeou nesta quinta-feira o general brasileiro Luiz Guilherme Paul Cruz como o novo comandante da força de paz da entidade no Haiti, a Minustah.

Cruz substituirá outro brasileiro, o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que ocupava o cargo desde março de 2009. Cerca de 9.000 pessoas, sendo 7.000 militares, atuam no contingente.

"O general Paul Cruz trará grande experiência de comando e operacional ao assumir suas responsabilidades na Minustah", informou a ONU em comunicado.

"O secretário-geral apreciou o desempenho do general Floriano Peixoto durante seu serviço na Minustah, com a qual contribuiu com sua dedicação, profissionalismo e liderança nos esforços de estabilização".

Nascido em 1957, o general é membro das Forças Armadas desde 1972 e, entre outras funções, comandou o Batalhão da Polícia Militar de Brasília entre 2002 e 2003.

O Haiti, país mais pobre das Américas, foi devastado por um forte terremoto em 12 de janeiro que matou mais de 230 mil pessoas e deixou cerca de 1,5 milhão de desabrigados. Entre as vítimas estavam 18 militares brasileiros da Minustah.

O sismo deixou a capital Porto Príncipe em ruínas, e destruiu a já frágil infraestrutura de serviços básicos, como saúde, educação e comunicações.

com Efe e Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página