Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 02h38

NBC divulga vídeo da CIA com supostas imagens de Osama bin Laden em 2000

Publicidade

da France Presse, em Washington

A rede de televisão americana NBC divulgou na noite desta terça-feira um vídeo gravado no Afeganistão por um avião espião, um ano antes dos atentados de 11 de setembro, onde aparece um homem alto que seria o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Segundo a NBC, a gravação foi realizada no terceiro trimestre de 2000 por um avião sem piloto Predator, que sobrevoou um conhecido campo de treinamento da Al-Qaeda.

As imagens, transmitidas ao vivo para o Quartel-General da CIA na região de Washington, mostram combatentes da rede terrorista com uniforme camuflado e atirando em alvos de treinamento, antes de seguir em coluna para o deserto.

O vídeo mostra ainda um homem alto escapando em uma caminhonete branca e que muitos acreditam ser Osama Bin Laden.

"Vocês observam este homem alto, que está cercado e protegido por um grupo de guardas", disse William Arkin, um ex-agente de inteligência e agora analista, para mostrar o líder da Al-Qaeda.

O vídeo prova que o governo do presidente Bill Clinton estava perseguindo a Al-Qaeda antes dos ataques de 11 de setembro contra Nova York e Washington, mas nenhuma ação efetiva foi adotada, destacou a NBC.

Três altos funcionários do governo Clinton defenderam vigorosamente o ex-presidente dizendo que várias células terroristas foram desarticuladas e que a Al-Qaeda tinha uma alta prioridade.

"Utilizamos a força militar, operações encobertas e todas as ferramentas disponíveis, porque sabíamos que ele era uma ameaça séria", disse o ex-assessor de segurança nacional de Clinton, James Steinberg.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página