Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2010 - 14h37

Equipe brasileira chega à Colômbia para libertar reféns das Farc

Publicidade

da Ansa, em Bogotá (Colômbia)

Os helicópteros e tripulação enviados pelo Brasil para receber os dois reféns que serão entregues pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) chegaram nesta quarta-feira ao país, informou o comissário do governo colombiano para a paz, Frank Pearl.

Segundo Pearl, as autoridades esperam "informações precisas" da senadora Piedad Córdoba e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), mediadores da operação.

Na última semana, a senadora afirmou que já tinha as coordenadas, mas que as informaria apenas depois do início da operação técnica.

"Uma vez que tenhamos esta informação, serão entre 24 e 36 horas para que os helicópteros cheguem a um dos aeroportos, e a partir dali daremos início à operação", afirmou Pearl.

O gesto unilateral de libertar o sargento Pablo Emilio Moncayo e o soldado Josué Daniel Calvo fora anunciada pelas Farc há quase um ano. Além deles, seriam entregues também os restos do capitão Julián Guevara, morto em cativeiro.

De acordo com o comandante das Forças Armadas colombianas, general Freddy Padilla de León, o Exército também já deixou um helicóptero reserva à disposição.

Moncayo está há mais de dez anos sequestrado e Calvo, há dois anos. Os dois, assim como o falecido capitão, integram o grupo de policiais e militares que as Farc pretendiam trocar por guerrilheiros presos.

No início do último ano, a Força Aérea Brasileira (FAB) também colaborou com apoio logístico em uma operação semelhante. Na época, foram soltos seis sequestrados, entre eles os policiais Walter José Lozano Guarnizo, Alexis Torres Zapata e Juan Fernando Galicia Uribe, e o soldado William Giovanny Domínguez Castro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página