Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2010 - 11h41

Palestinos jogam pedras contra policiais israelenses em protesto na Cisjordânia

Publicidade

da Folha Online

Palestinos em Hebron, na Cisjordânia, lançaram pedras contra forças de segurança de Israel em um protesto ao término das orações de sexta-feira, informam as agências de notícias France Presse e Associated Press.

Cerca de 300 manifestantes atenderam à convocação do movimento islâmico palestino Hamas, que governo a faixa de Gaza, para uma concentração no setor da cidade ocupado por Israel para denunciar a continuação da colonização judaica.

"Para Jerusalém caminham milhões de mártires", gritavam os manifestantes.

Cerca de 60 jovens lançaram pedras em direção aos militares, que respondiam com bombas de gás lacrimogêneo. Eles também colocaram fogo em latas de lixo, pneus e uma bandeira de Israel. Ninguém ficou ferido.

Hebron é cenário de protestos quase diários desde o mês passado, quando o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, determinou um templo na cidade como herança cultural judaica.

Houve ainda confrontos menores em outras partes da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.

A polícia israelense foi novamente colocada em alerta e proibiu nesta sexta-feira o acesso de muçulmanos de menos de 50 anos à Esplanada das Mesquitas. O local, sagrado para judeus e muçulmanos, inclui a mesquita Al Aqsa, terceiro local mais importante para a religião muçulmana.

A medida tem por objetivo evitar manifestações palestinas violentas durante a sexta-feira de orações muçulmanas depois de recentes enfrentamentos na parte antiga de Jerusalém e nos bairros árabes.

As tensões político-religiosas aumentaram na semana passada com a autorização dada pelo ministro israelense do Interior para a construção de 1.600 casas em Jerusalém Oriental, que foi anexada por Israel em 1967, sem o reconhecimento da comunidade internacional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página