Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2010 - 14h27

Grupo armado ataca instalação petroleira na Nigéria

Publicidade

da Folha Online

Um porta-voz militar da Nigéria afirmou nesta sexta-feira que uma instalação petrolífera no sul do país foi danificada pelo ataque de um grupo armado.

O coronel Timothy Antigha disse que a instalação em Buguma foi danificada por um grupo de ladrões.

Mas o grupo armado Joint Revolutionary Council (JRC, Conselho Revolucionário Conjunto), anunciou ter atacado a instalação no Delta do Níger e ameaçou intensificar os atentados nos próximos dias.

"Às 0h08 de 19 de março de 2010 (20h08 desta quinta-feira no horário de Brasília), unidades do JRC do Delta do Níger atacaram e fizeram explodir o coletor Abbiama Manifold em Buguma", afirma o grupo em um comunicado transmitido por e-mail à imprensa.

O grupo, criado recentemente e que defende a divisão da Nigéria, não informou a que companhia de petróleo a instalação pertence.

O anúncio do ataque não pôde ser confirmado até o momento por fontes independentes. Antigha negou que o ataque tenha sido perpetrado pelo JRC.

Militantes no Delta do Níger atacam oleodutos e sequestram funcionários de empresas de exploração de petróleo desde janeiro de 2006. Eles argumentam que o governo e as multinacionais levam a riqueza do sul do país e exploram seus recursos naturais, sem investir na melhora das condições sociais da região, onde a maior parte da população vive na miséria.

O governo tenta reverter o cenário com um programa de anistia que já desarmou diversos grupos armados da região, mas ainda encontra resistência dos mais tradicionais militantes.

com Associated Press e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página