Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2004 - 07h50

Irlanda é o 1º país da Europa a proibir fumo em lugares públicos

Publicidade

da Folha Online

A Irlanda se torna nesta segunda-feira o primeiro país europeu em que é proibido fumar em lugares públicos. Isso foi possível após a entrada em vigor de uma polêmica lei aprovada pelo governo de Dublin, que se baseou em medidas similares vigentes na Califórnia e na cidade australiana de Sidney.

Com isso, o governo pretende diminuir uma dramática cifra: 7.000 mortes por ano em conseqüência de doenças ligadas ao tabagismo ativo e passivo.

A medida também vai contra um aspecto concreto do problema: o dos empregados não-fumantes convertidos em fumantes passivos em seus locais de trabalho.

Segundo cifras do Ministério da Saúde, aproximadamente 70% dos irlandeses não são fumantes, porém uma grande proporção se vê exposta contra sua vontade aos efeitos do tabagismo passivo.

A nova lei quer estender a locais de trabalho e a bares e restaurantes uma proibição já vigente para um muitos lugares públicos. Na Irlanda, já era proibido fumar em escritórios estatais e órgãos públicos; centros e áreas educativos; supermercados e áreas de cozinhas de bares e restaurantes; meios de transporte públicos e estações e em centros médicos; além de cinemas, teatros, museus, salões de cabeleireiros e centros esportivos cobertos.

A partir de hoje, só estão excluídos da proibição as prisões e centros de detenção policiais, hospitais psiquiátricos e hospícios, zonas residenciais com instituições educativas e universitárias e conventos de ordens religiosas, além de hotéis e pensões.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página