Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2010 - 10h15

Em enterro de policial, Sarkozy promete erradicar bases do ETA na França

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, prometeu erradicar todas as bases do grupo separatista terrorista basco ETA na França. A declaração foi feita durante o enterro do policial francês Jean-Serge Nérin, 52, morto em um tiroteio com membros do ETA há uma semana. O policial foi condecorado com a Legião da Honra francesa.

Nérin foi morto em Dammarie-lès-Lys, ao sudeste de Paris, numa troca de tiros com membros do ETA que estavam em um veículo de luxo roubado de uma concessionária.

Philippe Wojazer/Reuters
Presidente francês, Nicolas Sarkozy, recebe o espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero para enterro de policial morto pelo ETA
Presidente francês, Nicolas Sarkozy, recebe o espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero para enterro de policial morto pelo ETA

Foi o primeiro assassinato de um policial francês pelo ETA, embora o grupo já tenha deixado vários feridos entre as forças de segurança da França. É a primeira vez também que o grupo atua tão longe da fronteira espanhola.

Também compareceram ao funeral o presidente de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e seu ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba.

"A Espanha está junto à França de luto hoje, como ontem a França chorava as vítimas espanholas", disse o presidente francês. Sarkozy advertiu que a França não será "retaguarda e base" do ETA. "Vamos erradicar uma a uma todas as bases do ETA na França", afirmou.

O ETA, que luta pela independência do País Basco no norte da Espanha e sudoeste da França, tradicionalmente usa o território francês como refúgio. Desde os anos 60, o grupo matou 825 pessoas.

A França ajuda a Espanha no combate ao grupo basco em operações conjuntas contra supostos membros, dando informações da inteligência e permitindo a atuação dos oficiais espanhóis em seu território, segundo acordo bilateral assinado em 2008.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página