Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2010 - 17h23

Líder da Coreia do Norte sofre de graves problemas renais

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O líder comunista da Coreia do Norte, Kim Jong-il, 68, sofre de graves problemas renais, diabetes e pressão alta, segundo fontes citadas pela agência sul-coreana Yonhap, nesta quarta-feira.

O líder norte-coreano parece receber sessões de hemodiálise a cada duas semanas, devido a um problema renal crônico, razão pela qual teria as unhas brancas, informou o diretor do Instituto para a Estratégia de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Nam Sung-wook.

Reuters - 06.out.2009
Saúde do líder comunista norte-coreano, <br>Kim Jong-il, 68, é motivo de boatos
Saúde do líder comunista norte-coreano, <br>Kim Jong-il, 68, é motivo de boatos

Segundo o jornal britânico "The Times", Jong-il teria falência dos rins e paralisia parcial, consequência de um derrame. Os serviços de inteligência dos EUA e da Coreia do Sul afirmam que Jong-il sofreu um derrame cerebral em agosto de 2008, mas se recuperou bem.

Antes do derrame, o líder comunista já tinha uma doença circulatória devido ao excesso de peso --na época, cerca de 86 quilos, muito para seus 1,65 metros--, de acordo com Sung-wook. Ele acredita que Jong-il começou uma dieta após o derrame, até chegar aos 70 quilos.

Kim é, há mais de um ano, alvo de boatos sobre o seu estado de saúde, supostamente fragilizado após um derrame. De acordo com funcionários do regime, porém, Kim está recuperado e permanece na ativa. Há informações de que ele indicou o filho caçula, Kim Jong-un, 26, para sucedê-lo.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página