Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2010 - 06h11

Israel anuncia "resposta" a ataques em Gaza para esta sexta-feira

Publicidade

da Efe, em Gaza

O Exército israelense advertiu à população da Faixa de Gaza que "responderá" nesta sexta-feira à morte de dois soldados em um confronto armado com milicianos na semana passada.

A advertência foi feita em panfletos lançados nesta quinta-feira por aviões israelenses sobre várias regiões de Gaza, segundo testemunhas que contaram à agência Efe que tiveram acesso ao texto, assinado pelo Exército israelense.

Um dos panfletos, que contém a imagem de uma criança com uma flor e pede à população que restrinja seus movimentos em zonas abertas, adverte aos palestinos que "esperem uma resposta amanhã".

Na sexta-feira passada, dois militares israelenses, entre eles um alto oficial, morreram em um confronto armado com milicianos em uma emboscada perto da fronteira.

O braço armado do movimento islamita Hamas, que governa a faixa, e o pró-iraniano Jihad Islâmica assumiram, separadamente, a autoria pelos ataques.

O incidente da sexta-feira foi o mais grave na região desde a ofensiva militar de 22 dias que Israel lançou em Gaza no final de 2008, após o lançamento em massa de foguetes uma semana antes por parte de milicianos contra território israelense.

Na ofensiva morreram 1.400 palestinos, a maioria civis, e 13 israelenses.

Desde então a região vive sob um frágil cessar-fogo, com violações esporádicas que nas últimas quatro semanas se intensificaram e põem em perigo a estabilidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página