Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2010 - 08h26

Jornalista japonês sequestrado no Afeganistão estaria sob poder dos talebans

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

O jornalista japonês Kosuke Tsuneoka, desaparecido no Afeganistão na semana passada, está sob poder dos talebans no norte do país, informa a imprensa nipônica.

Tsuneoka, 40, jornalista freelancer, é mantido em cativeiro por um grupo taleban no distrito de Chardara, na Província de Kunduz, segundo a agência de notícias Jiji.

O jornal "Yomiuri Shimbun", também com base em uma fonte taleban, informou que o jornalista foi sequestrado na província de Baghlan, ao sul de Kunduz, e está detido em uma das duas províncias.

Segundo as mensagens escritas pelo próprio repórter na rede social Twitter, no dia 29 de março ele estava em Cabul, e na manhã do dia 31 entrou em uma área de Kunduz controlada pelos talebans. Após esse dia, não houve mais notícias dele.

As mensagens na internet também apontavam que a intenção do jornalista japonês era entrevistar vários líderes talebans.

Em seu perfil nessa rede, Tsuneoka se descreve como jornalista freelancer que trabalha para revistas, televisão e outros meios de imprensa.

O repórter tinha coberto, entre outros, os conflitos do Iraque e da Tchetchênia, segundo a agência de notícias Kyodo.

O governo japonês pôs fim em janeiro passado a sua missão logística de apoio aos Estados Unidos no Afeganistão, que se centrava na provisão de combustível às tropas americanas e aliadas no Oceano Índico.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página