Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2010 - 13h00

Califórnia registra mais de cem réplicas após terremoto de ontem

Publicidade

da Efe
colaboração para Folha Online

A região do sul da Califórnia já registrou mais de uma centena de tremores secundários desde o terremoto de magnitude 7,2 graus que atingiu ontem a região na fronteira com o México, deixando ao menos dois mortos e 233 feridos, informou nesta segunda-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O USGS indicou que o movimento mais recente com uma magnitude acima de 3 graus ocorreu às 11h34 no horário de Brasília e seu centro, a 3,3 quilômetros de profundidade, foi a 24 quilômetros ao sudoeste de Seeley e 25 quilômetros ao sudeste de Ocotillo, na Califórnia.

Uma hora antes na mesma região ocorreu um tremor de 5,1 graus, informou o USGS.

Não há mortes nos EUA por causa do terremoto, segundo informações mais recentes das autoridades locais. Até o momento só há registros de mortes e feridos no México.

'Estes tremores secundários são típicos após um terremoto com uma magnitude de 7,2', disse ao jornal 'Los Angeles Times' a técnica Kate Hutton, da Universidade Tecnológica da Califórnia.

Emergência

Em Calexico, na Califórnia, cidade de 27 mil habitantes na fronteira com Mexicali, o governo declarou estado de emergência em meio a crescentes relatos de estragos. Veículos de segurança fecharam as ruas do centro da cidade, onde vidros se quebraram e alguns tijolos caíram de prédios.

Segundo o policial Gonzalo Gerardo, a maioria dos estragos aconteceu no centro, onde prédios construídos nos anos 1930 e 1940 não conseguiram resistir a um terremoto dessa magnitude.

'O centro deve permanecer fechado até segunda ordem. Duvido que reabra logo', disse Gerardo.

Tremores intensos foram registrados ao longo de boa parte do sul da Califórnia. O terremoto chacoalhou prédios no oeste de Los Angeles e em San Fernando Valley.

Mexicali

O forte terremoto que atingiu o México na tarde de domingo chacoalhou prédios de Los Angeles a Tijuana, matando duas pessoas no México, deixando cidades no escuro e forçando a saída de pessoas de hospitais e casas de saúde.

O tremor de magnitude 7,2 teve epicentro ao sul da fronteira dos EUA com o México, perto da cidade de Mexicali. Foi um dos terremotos mais fortes a atingir a região em décadas.

O impacto foi sentido por ao menos 20 milhões de pessoas, e na maior parte do sul da Califórnia, segundo a sismóloga Lucy Jones.

A cidade mais afetada foi Mexicali, centro comercial na fronteira do México com a Califórnia. O governador do Estado mexicano da Baixa Califórnia, José Guadalupe Osuna, decretou na madrugada desta segunda-feira estado de emergência em Mexicali.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página