Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2004 - 09h49

Países europeus se negam a "negociar" com Al Qaeda

Publicidade

da Folha Online

O Reino Unido, a Alemanha e a Comissão Européia recusaram nesta quinta-feira uma oferta de trégua com os países europeus atribuída ao líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden. Para o Reino Unido, a idéia de um "acordo com terroristas é absurda".

Por sua vez, a Alemanha também rechaçou as "negociações" com a rede terrorista. O país não negociará com "criminosos" como Osama bin Laden, afirmou um porta-voz do governo, após uma suposta fita de áudio oferecer uma trégua aos países europeus se eles retirassem suas tropas das nações muçulmanas.

Segundo o porta-voz, a comunidade internacional deve continuar junta a lutar contra o terrorismo internacional e a Alemanha vai continuar a contribuir com isso.

Além de Reino Unido e Alemanha, o presidente da Comissão Européia, Romano Prodi, também excluiu qualquer a possibilidade de negociação com a Al Qaeda. "Fica excluída a possibilidade de negociar sob ameaça terrorista. É completamente impossível", afirmou Prodi, que estava em Shangai, em uma visita à China que começou na segunda-feira.

Prodi é contrário à Guerra do Iraque e ontem havia considerado que a situação no país era "muito, muito inquietante". Ele ainda afirmou "fazer o possível" para libertar os reféns, que estão sendo mantidos por grupos rebeldes iraquianos.

Gravação

Duas redes de televisão árabes transmitiram nesta quinta-feira uma suposta fita de áudio de Bin Laden que propõe uma trégua aos países europeus. A mensagem também diz que os atentados do dia 11 de março, em Madri, foram uma vingança por ações da Espanha no Iraque e nos territórios palestinos.

Na fita, a suposta voz de Bin Laden propõe uma trégua aos países europeus que pararem os ataques contra os muçulmanos. A mensagem também promete vingança contra Israel pela recente morte do líder do Hamas xeque Ahmed Yassin.

A suposta mensagem de Bin Laden, transmitida pelos canais da rede de TV Al Arabiya, com sede em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e pela Al Jazira, do Qatar, disse que não haveria trégua com os Estados Unidos.

Especialistas ainda não confirmaram se a voz exibida na fita é mesmo de Bin Laden.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre os ataques terroristas na Espanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página