Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2010 - 02h58

Quatro mineiros desaparecidos são encontrados mortos nos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

Quatro mineiros desaparecidos desde segunda-feira passada, quando uma explosão atingiu uma mina de carvão na Virgínia Ocidental, nos Estados unidos, foram encontrados mortos na madrugada deste sábado, segundo informaram funcionários locais.

"Nós recebemos o milagre pelo qual rezamos", disse o governador da Virgínia Ocidental, Joe Manchin a imprensa. "Este caminho já terminou e agora começa a cura."

A descoberta elevou para 29 o número total de mortos. A explosão na mina de Upper Big Branch, gerenciada pela Massey Energy, é considerada o pior acidente em uma mina de carvão norte-americana desde 1984.

Na sexta-feira, as perigosas condições de trabalho forçaram as equipes de resgate a suspender as buscas pelos quatro mineiros, mas elas foram retomadas assim que os túneis voltaram a ser ventilados. No mesmo dia, o presidente Barack Obama rezou, muito emocionado, pelas vítimas da explosão e disse que o governo avalia como prevenir esse tipo de acidente.

"Quero enviar minhas mais profundas condolências aos amigos e famílias dos pais, esposos, irmãos, sobrinhos e filhos que morreram neste acidente", afirmou o presidente norte-americano. "Estou impressionado pela coragem e desprendimento apresentado pelas equipes de resgate que arriscaram suas vidas diversas vezes esta semana para tentar salvar os outros", acrescentou.

Procuradores federais já haviam recebido duas denúncias criminais, por falta de cumprimento das medidas de segurança, de outras minas controladas pela Massey, um dos maiores conglomerados de mineração dos Estados Unidos.

A empresa havia sido multada por dezenas de violações as normas de segurança, entre elas 57 citações do último mês de março, e já pagou cerca de 4, 2 milhões de dólares em casos penais e civis só em 2009.

Não obstante os funcionário da empresa insistem que ela possui níveis de segurança e comprimento das normas acima da média.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página