Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2004 - 14h34

CBS mostra fotos de iraquianos torturados por soldados americanos

Publicidade

da France Presse, em Nova York
da Folha Online

As imagens de soldados americanos torturando prisioneiros iraquianos, que deixaram "horrorizado" o subchefe das operações militares no Iraque, general Mark Kimmitt, serão divulgadas nesta quarta-feira pelo programa 60 Minutes 2, da rede de TV americana CBS.

Uma delas mostra um iraquiano com a cabeça coberta e as mãos amarradas obrigado a se manter em equilíbrio sobre uma caixa, sob a ameaça de ser eletrocutado se cair no chão. Uma outra, mostra corpos de detidos empilhados em forma de uma pirâmide, com palavras de insulto em inglês escritas na pele de um deles.

As fotos são de prisioneiros detidos pelos Estados Unidos e levados à prisão de Abu Gharib, perto de Bagdá. A existência destes registros foi revelada pelo Exército há poucas semanas. A informação está publicada no site da rede de TV, através do endereço: http://www.cbsnews.com/stories/2004/04/27/60II/main614063.shtml

O Exército anunciou há algumas semanas que os 17 soldados tinham sido afastados, devido ao caso, e que seis deles enfrentavam uma corte marcial, o que foi confirmado pelo general Kimmitt nesta quarta-feira, em entrevista à imprensa em Bagdá. "Estamos horrorizados", disse Kimmitt. Os que cometeram estes atos "usam o nosso mesmo uniforme".

Segundo Kimmitt, "se nós não damos o exemplo de como tratar as pessoas com dignidade e respeito, não podemos pedir para outras nações fazerem o mesmo com nossos soldados".

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página