Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2010 - 11h26

Homens armados matam mulher e filhos de líder sunita no Iraque

Publicidade

da Reportagem Local

Um grupo de homens armados matou nesta terça-feira a mulher e os filhos de um dos líderes das forças do Sahwa, as milícias sunitas criadas para lutar contra a rede terrorista Al Qaeda, no Iraque. A chacina ocorreu no mesmo dia em que as tropas iraquianas anunciaram a morte de um terceiro líder das forças da Al Qaeda no país, em operação conjunta com os EUA.

Os homens armados invadiram na madrugada desta terça-feira a casa do líder sunita, cujo nome não foi revelado, e mataram sua mulher, sua filha de 22 anos e três filhos de idades entre 12 e 16 anos.

Segundo a polícia, os três homens foram decapitados e as dias mulheres foram mortas com tiros na cabeça. A casa fica em Tarmiya, uma cidade de maioria sunita a 25 km ao norte de Bagdá.

O líder sunita não estava em casa no momento do ataque.

As forças de segurança iraquianas isolaram o bairro e lançaram uma caça aos criminosos.

Os chefes tribais sunitas chegaram a apoiar os militantes da Al Qaeda, mas abandonaram o grupo entre 2006 e 2007 e decidiram apoiar as forças americanas. O apoio foi crucial para a derrota da insurgência em várias partes do país.

Nas últimas semanas, 25 pessoas morreram em ataques similares de grupos de homens armados, que costumam usar uniformes do Exército iraquiano ao invadir casas de membros dos Conselhos de Salvação.

Uma fonte da polícia, citada pela agências de notícias Associated Press, disse que as autoridades estudam a hipótese de que a chacina tem relação com a morte dos líderes da Al Qaeda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página