Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2004 - 21h05

FBI teria prendido primeiro americano ligado a ataques de Madri

Publicidade

da Folha Online

A revista americana "Newsweek" afirmou nesta quinta-feira que um advogado de Portland, no Estado do Oregon, nos Estados Unidos, foi preso pelo FBI por suposto envolvimento nos atentados de 11 de março em Madri (capital da Espanha), quando explosões em linhas de trens deixaram 191 mortos.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o FBI não quis confirmar a prisão. A agência Associated Press, no entanto, citando uma autoridade federal americana não identificada, diz que a prisão aconteceu e que o advogado é cidadão americano. O FBI teria feito uma busca na casa que o advogado divide com sua mulher.

De acordo com a "Newsweek", o advogado é muçulmano convertido e tem ligações com outros seis muçulmanos condenados no ano passado por tentarem viajar ao Afeganistão para ajudar a rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.

A revista afirma ainda que impressões digitais do suspeito foram encontradas em provas relativas a explosivos similares aos usados em Madri.

O tipo de mandado de busca de testemunhas expedido, que normalmente é mantido em sigilo, é usado pelo governo para deter pessoas suspeitas de terem conhecimento direto de informações sobre um crime ou para que possa fazer mais investigações sobre uma testemunha.

Na Espanha, 18 pessoas foram acusadas --seis acusados de assassinatos em massa e outros de colaboração ou de pertencerem a uma organização terrorista. As autoridades espanholas culpam extremistas islâmicos, possivelmente ligados a Al Qaeda, pelos ataques.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre os ataques terroristas na Espanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página