Mundo
13/05/2004 - 15h19

Meu filho morreu pelos pecados de Bush, diz pai de rapaz degolado

Publicidade
da Folha Online

O pai de Nick Berg, civil americano de 26 anos que foi degolado no Iraque, culpou nesta quinta-feira o presidente George W. Bush e o secretário de Defesa Donald Rumsfeld pela morte de seu filho.

"Meu filho morreu por causa dos pecados de George Bush e Donald Rumsfeld. Essa administração fez isso", declarou Michael Berg em entrevista à rádio KYW-AM.

Na entrevista, dada em frente à sua casa em West Chester, na Pensilvânia, Berg também disse que seu filho provavelmente sentiu-se otimista sobre seus seqüestradores até o último minuto.

"Tenho certeza que ele só via o bem em seus seqüestradores até o último segundo de sua vida", afirmou Berg.

Referindo-se aos assassinos de seu filho, Berg declarou: "Eles não sabiam o que estavam fazendo. Eles mataram o melhor amigo deles".

Dois dias depois da publicação de um vídeo que mostra a decapitação de seu filho por cinco homens mascarados, Berg criticou a administração Bush pela invasão do Iraque e seu apoio ao "Patriot Act", que deu maiores poderes de vigilância ao governo federal.

Berg descreveu o "Patriot Act" como um "golpe de Estado". E acrescentou: "Essa não é a mesma América na qual cresci".

Assinado por Bush em 24 de outubro de 2001, logo após o 11 de Setembro, o "Patriot Act" autoriza os serviços de polícia e de informação norte-americanos a praticarem, sob um controle judiciário reduzido, escutas e inquéritos secretos, vigilância de comunicações telefônicas e pela internet e também partilharem as informações obtidas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca