Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 07h31

EUA libertam 315 prisioneiros de Abu Ghraib no Iraque

Publicidade

da Folha Online

As forças da coalizão liderada pelos EUA começaram a libertar nesta sexta-feira um grupo de 315 detentos da prisão de Abu Ghraib, localizada próxima a Bagdá (capital iraquiana). A prisão é palco do escândalo das imagens de tortura cometidas por soldados americanos contra prisioneiros iraquianos.

A libertação acontece um dia após a visita surpresa do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, e do chefe do Estado-Maior conjunto dos EUA, Richard Myers. Eles estiveram ontem no Iraque e visitaram o centro de detenção.

Um primeiro ônibus com dezenas de prisioneiros a bordo deixou Abu Ghraib por volta das 9h20 (2h20 de Brasília).

Segundo o general Geoffrey Miller, comandante dos centros de detenção, todos os 3.800 iraquianos de Abu Ghraib são "presos de segurança" ou pessoas suspeitas de estarem envolvidas em ataques rebeldes contra as forças da coalizão.

Rumsfeld encorajou Miller a diminuir a população carcerária o máximo possível. Miller afirmou que cerca de 300 a 400 detentos serão libertados por semana ou transferidos para o sistema de Justiça iraquiano.

Segundo a agência de notícias Associated Press, todos os prisioneiros sob o controle dos Estados Unidos serão removidos da prisão de Abu Ghraib até o final do mês e um novo complexo será construído para promover melhores condições de vida.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página