Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2010 - 10h31

Vídeo atribuído à Al Qaeda mostra treinamento do nigeriano que tentou explodir avião

Publicidade

da Reportagem Local

Um vídeo atribuído à rede terrorista Al Qaeda mostra o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, que tentou explodir um avião que sobrevoava os Estados Unidos no dia de Natal, treinando com militantes em uma região do Iêmen.

O vídeo, exibido nesta segunda-feira pela rede ABC, mostra Abdulmutallab, 23, atirando e falando em árabe sobre seus planos para explodir o avião. Um dos alvos é uma estrela judaica e outro uma placa com a sigla ONU.

Ele aparece ainda lendo o Corão e dizendo "Deus diz que aqueles que lhe punem devem ser punidos".

Reuters-28dez.09
Umar Farouk Abdulmutallab aparece em vídeo da Al Qaeda sendo treinado para o ataque contra um avião no dia de Natal, nos EUA
Umar Farouk Abdulmutallab aparece em vídeo da Al Qaeda sendo treinado para o ataque contra um avião no dia de Natal, nos EUA

No último dia 25 de dezembro, o nigeriano conseguiu embarcar, em Amsterdã (Holanda), em um voo comercial com destino a Detroit (EUA) com um pó explosivo escondido na cueca. O rapaz só não provocou uma explosão na aeronave --que levava cerca de 300 pessoas-- porque foi contido por outros passageiros. Preso, o jovem contou que foi treinado no Iêmen por uma célula da Al Qaeda.

Não se sabe exatamente quando o vídeo foi feito, mas, segundo a ABC News, as imagens foram produzidas pela Al Qaeda na Península Arábica.

As autoridades americanas afirmam que Abdulmutallab está cooperando com os investigadores, discutindo seus contatos no Iêmen e dando informação sobre diversas investigações de terrorismo.

Autor

A IntelCenter, companhia americana que estuda grupos terroristas, afirma que o vídeo da Al qAeda foi ao ar nesta segunda-feira pela rede Al Jazeera e parece mostrar a primeira prova clara da ligação do clérigo radical Anwar Al Awlaki, nascido nos EUA, com a rede terrorista.

As autoridades americanas dizem que Awlaki trabalha com o braço da Al Qaeda no Iêmen --que reivindicou autoria da tentativa de ataque no voo da Northwest Airlines. O nome do clérigo aparece ainda vinculado ao major americano Nidal Malik Hasan, que matou, em 5 de novembro passado, 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Estado americano do Texas.

Abdulmutallab disse aos investigadores que o clérigo radical foi quem ordenou o ataque. O relato de Abdulmutallab contradiz o próprio clérigo que, em entrevista divulgada pela rede árabe Al Jazeera, negou ter ordenado o ataque contra o avião da Northwest.

Awlaki admitiu que Abdulmutallab era seu aluno e disse ainda apoiar o ataque, embora preferisse um alvo militar americano.

Abdulmutallab teria sido treinado para realizar o ataque no Iêmen, onde se reuniu com Awlaki na região de Wadi Rafadh, na Província de Chabwa. O jovem nigeriano também foi recebido por Chabwa Mohammad Umir, um dos líderes da rede terrorista Al Qaeda, que morreu em um bombardeio aéreo no dia 24 de dezembro, no Iêmen.

Os investigadores americanos parecem interessados na disponibilidade do nigeriano para incriminar e prender Awlaki, que supostamente está escondido nas remotas montanhas do Iêmen.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página