Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2004 - 11h22

Papa João Paulo 2º comemora aniversário com lançamento de livro

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º comemora nesta terça-feira seu 84º aniversário com o lançamento de um novo livro intitulado "Levantai-vos! Vamos!", que une memórias de sua terra natal, a Polônia, um pouco de autocrítica e a defesa do celibato. O livro foi traduzido em seis línguas e será lançado simultaneamente em diversos países.

"Será um dia de trabalho comum e acima de tudo um agradecimento a Deus pelo presente da vida", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin-Navarro Valls.

Apesar de sua doença, o mal de Parkinson, o papa continua com a agenda cheia. Ele recebeu a visita de bispos americanos e do primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, cuja delegação rompeu um "Feliz Aniversário" em português. Mais tarde, João Paulo deve receber também o presidente da Polônia.

Livro

O último trabalho literário do papa começou a ser vendido hoje nas livrarias da Itália e de outros países. Intitulado "Get Up, Let Us Go" ("Levantai-vos! Vamos!"), o livro é uma seqüência do "Gift and Mistery" ("Dom e Mistério"), de 1996.

O trabalho é lançado após uma década da publicação do autobiográfico "Crossing the Threshold of Hope" ("Cruzando o limiar da esperança"), que vendeu 20 milhões de cópias pelo mundo.

O livro atual descreve os anos do papa em Krakow, onde --como Karol Wojtyla-- ele serviu como bispo e depois arcebispo, mas também toca nos anos em que foi eleito o primeiro papa polonês, em 1978.

Mensagens

Por causa de seu aniversário, o computador, o correio eletrônico e o correio interno do Vaticano foram inundados por milhares de mensagens de parabéns enviadas por personalidades e fiéis de todo o mundo.

Na página do Vaticano na internet (www.vatican.va) pode-se transmitir uma mensagens de feliz aniversário por e-mail (joão_paulo_ii@vatican.va).

Segundo as autoridades do Vaicano, no ano passado, pela mesma ocasião, o papa recebeu cerca de cem mil mensagens de felicidades. Estima-se que o número seja superado neste ano.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página