Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2004 - 16h43

Papa faz apelo à comunidade internacional para ajudar a África

Publicidade

da France Presse, em Roma

O Papa João Paulo 2º chamou nesta sexta-feira a comunidade internacional a contribuir "para promover uma sociedade de justiça e de paz", na África, um continente "ensangüentado por episódios de violência" e marcado pela "Aids e outras pandemias".

"O continente tem uma necessidade urgente de paz, de justiça e de reconciliação, além da ajuda de países industrializados chamados a apoiar seu desenvolvimento", escreveu o papa em uma mensagem transmitida durante um seminário organizado no Vaticano sobre o "desenvolvimento econômico e social da África numa era de globalização".

"Os numerosos focos de violência que deixam a África ensangüentada, a Aids e outras doenças, bem como os dramas da miséria e da injustiça continuam a pesar sobre o futuro do continente, produzindo efeitos negativos que hipotecam o desenvolvimento solidário da África", escreveu João Paulo no texto, divulgado pela agência missionária católica Misna.

Durante o seminário, Monsenhor Giovanni Lajolo, chefe da diplomacia do Vaticano, fez uma advertência ao mundo ocidental, sublinhando que a ausência de desenvolvimento e a pobreza podiam levar ao terrorismo.

O mundo ocidental "deve estar consciente de que se o caminho de um desenvolvimento autêntico não pode ser trilhado, os povos excluídos terminarão por pensar que não há outra escolha, senão a do terrorismo. E isso poderia se transformar em uma nova maneira de fazer a guerra", afirmou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página