Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2010 - 08h16

Premiê de Israel chega ao Egito para discutir diálogo de paz

Publicidade

da Reportagem Local

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, chegou nesta segunda-feira à localidade egípcia de Sharm el-Sheikh para se reunir com o presidente Hosni Mubarak, informou a televisão pública egípcia.

O avião de Netanyahu aterrissou minutos antes das 11h (5h no horário de Brasília). O encontro entre os líderes será realizado a portas fechadas no hotel Jolie Ville Golf.

Espera-se que Mubarak e Netanyahu revisem os esforços destinados a retomar as negociações entre israelenses e palestinos.

Está previsto também que analisem a iniciativa de mediação americana para as conversas de aproximação e que Netanyahu entregue relatório a Mubarak de seu plano para este diálogo.

As negociações de paz estão estagnadas desde dezembro de 2008, quando os palestinos abandonaram o processo de paz após o início da ofensiva militar israelense contra Gaza Chumbo Fundido, que deixou cerca de 1.400 palestinos mortos, na maioria de civis.

Posteriormente, os palestinos negaram reiteradamente voltar à mesa de negociação enquanto Israel não paralisasse totalmente a ampliação das colônias nos territórios palestinos.

Em março passado, a Autoridade Nacional Palestina aceitou iniciar conversas indiretas de paz sem que se tivesse cumprido sua exigência, mas a aprovação da ampliação de uma colônia em Jerusalém Oriental, durante a visita do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, jogou por terra a possibilidade e originou a maior crise diplomática em décadas entre Israel e Washington.

Netanyahu viajou acompanhado pelo conselheiro diplomático Uzi Arad e o ministro da Indústria e Comercio, Binyamin Ben Eliezer.

Esta é a quarta visita que Netanyahu faz ao Egito desde que assumiu a chefia de governo israelense, em 31 de março de 2009. A última reunião entre Netanyahu e Mubarak foi no dia 29 de dezembro passado, no Cairo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página