Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2004 - 17h07

Iraque deverá ser assunto na visita de Bush ao papa João Paulo 2º

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai estar frente a frente, nesta sexta-feira, com o crítico mais radical de sua política para o Iraque: o papa João Paulo 2º.

Os dois líderes devem falar sobre suas diferenças em relação ao Iraque e ao Oriente Médio, em um encontro de cerca de 40 minutos.

"É certo que eles vão conversar sobre o Iraque, mas não apenas sobre isso", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, em entrevista à TV italiana.

"Outros assuntos serão discutidos. Creio que o Oriente Médio; em particular, a situação dos territórios palestinos, onde o Estado de Israel está construindo um muro de separação que vem causando numerosos problemas", disse ele.

Este será o terceiro encontro entre Bush e o papa e o primeiro desde que o presidente americano decidiu ir à guerra contra o Iraque, um assunto sobre o qual eles continuam divergindo profundamente.

Bush encontrou o papa pela última vez há dois anos, em maio de 2002, quando escândalos sexuais envolvendo padres se fizeram o assunto principal em discussão. Desde então, os principais eventos no mundo, assim como as relações entre os EUA e o Vaticano, passaram a ser outros.

Bush e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, ignoraram os pedidos do papa de evitar o conflito no Iraque, que poderia ser visto pelos extremistas como uma guerra entre civilizações.

O encontro desta sexta-feira acontece como parte da visita de Bush à Itália para o 60º aniversário da libertação de Roma pelas forças americanas. Depois, Bush irá à França para as comemorações do Dia D (desembarque na Normandia).

O cardeal Pio Laghi disse que o papa João Paulo 2º provavelmente vai dizer que a política americana no Iraque vem prejudicando os esforços para que diferentes religiões se aproximem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página