Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2010 - 17h13

Portugal nega visto a homem que tentou matar João Paulo 2º

Publicidade

da Ansa, em Ancara

O governo português negou o visto de entrada no país ao turco Mehmet Ali Agca, que em 1981 tentou assassinar o papa João Paulo 2º na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Em Portugal, Bento 16 agradece boas vindas e fala sobre crise econômica
Turco que tentou matar João Paulo 2º quer se encontrar com papa Bento 16
Homem que atirou em João Paulo 2º quer ir a santuário de Fátima

Ali Unal/Reuters - 18.jan.10
Homem que tentou matar João Paulo 2º, Mehmet Ali Agca (centro), queria encontrar-se com Bento 16 em Portugal
Homem que tentou matar João Paulo 2º, Mehmet Ali Agca (centro), queria encontrar-se com Bento 16 em Portugal

De acordo com o advogado do turco, Aci Ali Ozhan, que detalhou a informação em uma carta à Ansa, Lisboa disse que sua decisão estaria baseada em motivos "de segurança e de política externa".

Agca queria viajar a Portugal para ver o papa Bento 16, que iniciou nesta terça-feira uma visita apostólica de quatro dias ao país. Agca chegou, inclusive, a enviar uma carta à Santa Sé, em fevereiro, solicitando autorização para se reunir com o pontífice na cidade de Fátima.

O turco foi solto no dia 18 de janeiro passado, após permanecer quase 30 anos preso. Na Itália, pela tentativa de homicídio contra João Paulo 2º, Agca passou 19 anos em uma penitenciária, e em 2000 foi extraditado para a Turquia, onde permaneceu detido por outros crimes.

Segundo o advogado, o governo português afirmou que Agca poderia visitar o país em qualquer outra ocasião. Já o Vaticano disse que o próprio Bento 16 iria avaliar o pedido de encontro.

Visita do papa

O pontífice chegou na manhã desta terça-feira a Lisboa e foi recebido pelo chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva. Ainda nesta tarde, o papa celebrará uma missa na capital do país.

A viagem de Bento 16 ocorre em ocasião do 10º aniversário de beatificação de dois dos três pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco.

Durante sua estadia no país, o pontífice visitará também as cidades de Fátima e Porto, além de se reunir com autoridades políticas e religiosas, e celebrar outras missas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página