Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2010 - 17h44

Gordon Brown renuncia ao governo britânico; saiba mais sobre ele

Publicidade

da Reuters
Colaboração para a Folha

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou nesta terça-feira sua renúncia ao cargo, em meio a notícias do fracasso das negociações de coalizão com os liberais-democratas, essenciais para manter a maioria absoluta no Parlamento.

Brown também anunciou sua renúncia imediata ao cargo de líder do Partido Trabalhista, que estava prevista para acontecer até o final de setembro, quando acontece a reunião anual da legenda.

Cathal McNaughton/Reuters
Gordon Brown apresentou hoje sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro britânico e líder do Partido Trabalhista
Gordon Brown apresentou hoje sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro britânico e líder do Partido Trabalhista

Conheça alguns fatos sobre Gordon Brown

  • Brown, 59, tornou-se primeiro-ministro em junho de 2007 quando Tony Blair renunciou, após dez anos como premiê e três vitórias consecutivas em eleições gerais.
  • Antes, Brown tinha sido o ministro das Finanças que mais tempo ocupou o cargo em 200 anos. Seu primeiro ato nesse cargo havia sido conceder independência ao Banco da Inglaterra (Banco Central), responsável por estabelecer as taxas de juros.
  • Nascido em 1951 na Escócia, Brown é o segundo de três filhos. Seu pai era pastor da Igreja da Escócia. Brown descreveu seus pais como "minha inspiração, e a razão pela qual estou na política."
  • Ainda adolescente, ele perdeu a visão no olho direito num acidente em num jogo de rúgbi. No ano passado, ele negou rumores de que estaria perdendo a visão no outro olho.
  • Aos 15 anos, ele se tornou um dos mais jovens alunos da Universidade de Edimburgo.
  • Numa entrevista concedida em fevereiro, Brown confirmou que ele e Blair decidiram, ainda em 1994, que Blair seria o candidato à liderança do partido, e em "algum momento" cederia a posição a Brown.
  • Os dois tiveram divergências a respeito de reformas no serviço público e sobre a intenção de Blair de que o Reino Unido aderisse à zona do euro, o que Brown evitou ao estabelecer cinco critérios econômicos que o país teria de cumprir para usar a moeda europeia.
  • As relações entre Brown e Blair pioraram ainda mais diante da relutância de Blair em entregar a liderança partidária e o cargo de premiê a Brown.
  • A primeira filha de Brown, Jennifer Jane, morreu com dez dias de vida, após um parto prematuro, em 2001. Ele e a mulher, Sarah, tiveram dois filhos deste então. O caçula tem fibrose cística.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página