Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 06h10

EUA antecipam entrega de soberania do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Os Estados Unidos entregaram hoje a soberania do Iraque a um governo interino. "Formalmente", isso significaria o fim da ocupação do país, após 14 meses --desde a invasão do país pelos EUA para derrubar o ditador Saddam Hussein. No entanto, milhares de soldados da coalizão (160 mil, atualmente, sendo 135 mil americanos) devem continuar no país ocupado por um período indefinido.

Um dos motivos para a antecipação da "entrega" do poder seria tentar evitar (ou reduzir) ataques rebeldes, que vêm massacrando a população civil iraquiana, civis estrangeiros a serviço dos EUA e soldados da coalizão.

Em uma cerimônia-surpresa que acabou antes de ser anunciada publicamente e, mesmo antes que os próprios iraquianos soubessem dela, o chefe da administração americano no Iraque, Paul Bremer, entregou uma carta a autoridades iraquianas selando a transferência formal de poderes.

A carta entregue por Bremer era do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na qual ele pedia ao governo interino o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas em 1990 depois da invasão do Kuait por parte de Saddam Hussein.

"Vocês nos disseram e nós concordamos que estão prontos para a soberania. Deixaremos o Iraque confiantes no futuro do país", disse Bremer na cerimônia.

Bremer já deixou o Iraque, afirmou uma fonte da coalizão liderada pelos EUA.

"Esse é um dia histórico, um dia que todos os iraquianos aguardavam", afirmou o presidente-interino iraquiano, Ghazi Yawar, durante a cerimônia. A soberania foi transferida às 10h26 (3h26 em Brasília).

Motivos

Representantes dos EUA e do Reino Unido dizem que a transferência é um passo-chave para a democracia no Iraque, mas uma das primeiras ações do governo soberano deve ser a imposição de leis de emergência, incluindo toques de recolher, para conter as guerrilhas.

No entanto, a medida pode ser também uma forma de Bush reduzir os efeitos negativos que a ocupação vêm causando em sua candidatura à reeleição nos EUA.

A transferência de poderes ocorreu durante uma cerimônia na Zona Verde, onde está localizado o quartel-general das forças de coalizão. Trata-se de um dos locais mais militarizados do país.

Turquia

Na Turquia, Bush disse estar satisfeito com a entrega da soberania e indicou que o fato terá boas conseqüências para o povo iraquiano.

O presidente norte-americano Bush está em Istambul desde de ontem, onde participa da cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  • Enquete: a devolução da soberania vai pôr fim à violência?
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a entrega da soberania
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página