Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2004 - 11h47

João Paulo 2º chega ao Vale de Aosta para período de férias

Publicidade

da France Presse, em Les Combes
da Folha Online

O papa João Paulo 2º chegou nesta segunda-feira à região alpina italiana do Vale de Aosta, na pequena localidade de Les Combes, onde permanecerá de férias até 17 de julho.

O sumo pontífice, com aspecto cansado, foi recebido por vários fiéis, que o presentearam com flores e produtos locais.

No final de sua estada no vale, o papa irá para sua residência de verão em Castel Gandolfo, de onde partirá para sua peregrinação a Lourdes, nos dias 14 e 15 de agosto.

Despedida

Ontem João Paulo 2º aproveitou a missa dominical para se despedir dos milhares de fiéis.

"Desejo a todos um bom domingo e boas férias",disse o papa na missa realizada na praça de São Pedro, no Vaticano (Itália).

Com esta viagem, João Paulo 2º, recupera a tradição de passar alguns dias de férias nos alpes italianos. Esta tradição só foi quebrada em 2002 --devido à viagem que fez a Toronto (Canadá), Guatemala e México-- e no ano passado, quando passou todo o verão em Castel Gandolfo. Neste último local, o papa sofreu com o forte calor desta época do ano, o que debilitou ainda mais a sua saúde.

O papa pretende recuperar suas forças no local, antes das próximas viagens que fará para Lourdes (França) e Loreto (Itália).

O alarme sobre sua saúde disparou em setembro durante a viagem à Eslováquia, quando na cerimônia de boas-vindas não conseguiu ler um breve discurso, já que não podia respirar, tremia e de sua boca saía um imperceptível "fio" de voz.

A viagem

No Vale de Aosta, onde o francês é idioma oficial junto com o italiano, o papa ficará em Les Combes, a 1.700 metros de altitude e a cerca de 20 quilômetros de Aosta.

O papa vai fica hospedado em uma casa de dois andares, propriedade dos salesianos, construída com madeira e pedra, de estilo alpino, cercada por um jardim de flores e rodeada por pinheiros.

A casa fica em uma planície dominada pelo parque nacional do Gran Paradiso e os maciços do Mont Blanc (o Monte Bianco, para os italianos), o monte Cervino, o monte Rosa, o Grand Combin e a ponta Chaligne.

Para garantir ao papa dias de descanso total, o Vaticano já anunciou que ficam suspensas todas as audiências durante esses dias.

O único momento no qual se reunirá com centenas de pessoas será no domingo (11) para a reza do Ângelus, que conforme a tradição será feita no alpendre da casa onde se hospeda.

João Paulo 2º voltará no dia 17 de julho e irá à residência de verão dos papas, Castel Gandolfo, que fica a 33 quilômetros ao sul de Roma, onde passará o resto do verão.

Audiências

Em 21 de julho, retomará as audiências públicas da quarta-feira, que serão realizadas no pátio central do palácio papal. Todos os domingos, a partir de 18 de julho, rezará o Ângelus nesse mesmo pátio.

João Paulo 2º deixará o Castel Gandolfo em 14 de agosto para ir ao santuário mariano de Lourdes, na França, para comemorar, no dia seguinte, em 15 de agosto, o 150º aniversário da promulgação do dogma da Imaculada Conceição.

Em 5 de setembro, viajará ao santuário mariano de Loreto, que fica a 300 quilômetros de Roma, para beatificar três membros de Ação Católica, entre eles o sacerdote espanhol Pedro Tarrés y Claret.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a saúde do papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página