Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2004 - 18h31

Promotores pedem que corte designe advogado para Milosevic

Publicidade

da Folha Online

O TPI (Tribunal Penal Internacional) de Haia (Holanda) adiou mais uma vez o começo da apresentação da defesa pelo ex-dirigente Slobodan Milosevic nesta segunda-feira devido a preocupações com a saúde dele. Cresce a expectativa que a corte possa designar um advogado para defendê-lo.

Milosevic, que é formado em direito, está realizando a própria defesa.

Promotores mais uma vez pressionaram a corte para designar um advogado de defesa para Milosevic, apesar de moções anteriores terem sido recusadas. O atual advogado de Milosevic serve apenas como consultor, ajudando-o com a pesquisa para defesa.

Milosevic rejeitou categoricamente a proposta e pediu mais tempo para preparar sua defesa.

Os três juízes do tribunal devem decidir nesta terça-feira sobre como dar continuidade ao caso.

Saúde

De acordo com o relatório médico lido na corte, Milosevic sofre de problemas no coração devido ao estresse de defender-se e os juízes disseram que farão uma revisão sobre a continuidade do tribunal.

"A corte tem claramente a opinião que chegou o momento de uma revisão radical sobre o processo de julgamento a continuação do tribunal dados os problemas de saúde do acusado", disse o juiz que preside o tribunal, Patrick Robinson.

Milosevic enfrenta mais de 60 acusações por crimes de guerra e crimes contra a humanidade por seu papel nas guerras da Croácia (1991-95), Bósnia (1992-95) e Kosovo (1998-99).

O conflito sangrento da Bósnia, que causou 200 mil mortes, lhe valeu uma acusação de genocídio, a mais grave das acusações por crimes de guerra, que pode representar uma condenação à prisão perpétua.

Milosevic negou reiteradamente as acusações imputadas contra ele e não reconhece a legalidade do TPI.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o caso Slobodan Milosevic
  • Veja o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página