Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2004 - 21h56

Flórida está em alerta por ameaça de furacão e tormenta tropical

Publicidade

da France Presse, em Miami

Um furacão e uma tormenta tropical avançam nesta quarta-feira em direção às ilhas do Caribe e da Flórida, no sul dos EUA, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Um aviso de furacão foi emitido para o noroeste da Flórida, depois de se comprovar que a tormenta tropical "Bonnie" ganhou força no golfo do México, obrigando o gigante petroleiro americano Chevron-Texaco a esvaziar 15 plataformas de petróleo e duas perfuradoras.

Segundo o porta-voz Matt Charmichael, ao menos 630 funcionários foram retirados das zonas do centro e do leste do golfo do México, onde a companhia opera.

"Mais importante ainda, temos uma produção de 67.501 barris de petróleo diários que foi fechada, assim como quase 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia", acrescentou o porta-voz da Chevron-Texaco.

Espera-se que "Bonnie" chegue em terra na manhã de quinta-feira (12), em uma área do noroeste da Flórida chamada Panhandale, acrescentou o NHC.

As autoridades lançaram avisos de furacão para a Flórida, já que as previsões --que incluem uma significativa margem de erro-- mostram que a tormenta "Charley" pode atingir a cadeia de ilhas do sul de Miami.

Um aviso de furacão quer dizer que ventos de 119 km/h são possíveis nas próximas 36 horas em uma zona específica da região costeira.

Um alerta de furacão --que significa que estes ventos podem acontecer em até 24 horas-- foi emitido para as ilhas Cayman, enquanto que partes de Cuba e Jamaica estavam sob aviso de furacão, já que o "Charley" se desloca para o Caribe.

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre furacões na Flórida
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página