Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2004 - 18h32

Furacão tira 800 mil pessoas de suas casas na Flórida

Publicidade

da Folha Online

O furacão Charley ganhou força nesta quinta-feira ao passar pelas ilhas do Caribe e seguir em direção à costa da Flórida, nos Estados Unidos. Estima-se que 800 mil pessoas das ilhas da costa da Flórida até a baía de Tampa foram obrigadas a sair de suas casas, segundo a agência de notícias Associated Press e os jornais "The New York Times" e "Washington Post".

O furacão, que já atingiu 169 km/h durante esta tarde, deve atingir a costa oeste do Estado da Flórida nesta sexta-feira, possivelmente levando chuvas pesadas, tornados e ondas de até 3,6 metros de altura para as regiões da baía de Tampa e Fort Myers.

Charley e a tempestade tropical Bonnie --outro fenômeno natural esperado na região-- obrigaram o governador da Flórida, Jeb Bush, a declarar estado de emergência em todo o Estado. Algumas regiões já foram afetadas pela tempestade Bonnie, mas nada grave foi registrado.

Todos os residentes da base aérea MacDill, na baía de Tampa, receberam ordens para se retirar do local. Apenas funcionários essenciais ficarão, afirmou o porta-voz Erin Dorrance. MacDill abriga o Comando Central Americano, local essencial para a Guerra do Iraque e para as operações especiais de comando.

Esta seria a maior retirada da Flórida desde 1999, quando o furacão Floyd atingiu a costa e forçou 1,3 milhão a deixar o local.

Charley, que se tornou um furacão ontem, passaria pelas ilhas Cayman nesta quinta-feira e deveria passar por Cuba antes de chegar na costa da Flórida.

Com Associated Press

Especial
  • Saiba como se forma um furacão
  • Saiba mais sobre categorias de furacões
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre furacões na Flórida
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página