Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2004 - 18h48

Governador de Nova Jersey renuncia após assumir relação gay

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O governador do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, James McGreevey, pediu demissão de seu cargo nesta quinta-feira após afirmar sua homossexualidade e admitir, ao lado de sua mulher, que manteve uma relação adúltera com outro homem.

"Sou um gay americano", disse o democrata McGreevey, 47, em entrevista à imprensa, acompanhado de sua esposa. "Também estou aqui porque, com vergonha, me envolvi em uma relação com outro homem, o que viola os laços de meu casamento. Foi um erro, foi absurdo, foi indesculpável", acrescentou o governador.

McGreevey, que foi casado duas vezes, é pai de duas meninas, uma de cada casamento, e chegou ao cargo de governador em 2002.

"Dadas as circunstâncias em torno deste assunto e seus reflexos sobre minha família e minha capacidade de governar, decidi que o certo é renunciar", justificou.

De acordo com boatos que circularam na imprensa, McGreevey parece ser alvo de uma denúncia por assédio sexual apresentada por seu antigo encarregado de segurança, Golan Cipel, que renunciou em 2002. "Durante toda minha vida, lutei contra minha própria identidade", desabafou.

"Quando era criança me sentia confuso. Em virtude de minhas tradições e das tradições de minha comunidade, dei duro para garantir que seria aceito como parte da minha família tradicional americana", contou.

"Desde meus primeiros dias na escola tinha alguns sentimentos que me separavam dos outros. Mas devido à minha determinação e, considerando que estava fazendo o certo, forcei o que considerei ser uma realidade de mim mesmo aceitável", afirmou.

"Em um determinado momento da vida, temos de olhar profundamente no espelho da alma e encarar sua única verdade no mundo. Não como gostaríamos de nos ver, ou esperaríamos ver, mas como somos. E a minha verdade é que sou um gay americano", disse.

O governador agradeceu o fato de viver "na nação com a maior tradição de liberdade civil do mundo" e lamentou ter "causado sofrimento e angústia a sua família e a seus amigos".

McGreevey será substituído por Richard Codey, presidente do Senado estadual, como determina a constituição de Nova Jersey.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre James McGreevey
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página