Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2004 - 17h51

Saúde de João Paulo 2º está se deteriorando, diz cardeal belga

Publicidade

da Folha Online

A saúde do papa João Paulo 2º tem se deteriorado e o líder da Igreja Católica pode estar no fim da sua vida, disse o cardeal belga Godfried Danneels, em declarações publicadas pela imprensa nesta segunda-feira.

João Paulo 2º, 84, que sofre de mal de Parkinson e artrite, esforçou-se para falar aos fiéis em sua recente visita ao santuário de Lourdes, na França, realizada no último fim de semana.

Cerca de 200 mil pessoas ouviram suas palavras perto da gruta onde a Virgem Maria teria aparecido a jovem Bernadette, em 1858. "Foi uma das celebrações mais emocionantes", disse Danneels --que é visto como um possível sucessor de João Paulo 2º-- em declarações publicadas pelo jornal belga "Het Laatste Nieuws".

"A saúde do papa tem se enfraquecido seriamente. Quando o papa diz: 'Termino minha peregrinação aqui', pode significar duas coisas. Isso, ao menos, foi como as pessoas que o escutaram no campo interpretaram. Foi quase sua despedida de Lourdes e pode ter sido também a de sua vida", acrescentou o cardeal.

Danneels disse à emissora de rádio belga VRT que os comentários de João Paulo 2º sobre o fim da peregrinação "poderiam apontar para algo mais profundo". "Poderia, claro, significar não algo que acontecerá amanhã ou no próximo mês, mas o que ele [o papa] considere como a aproximação do fim", afirmou.

Com Reuters

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página