Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 05h57

Encontrada caixa-preta de um dos aviões acidentados na Rússia

Publicidade

da France Presse, em Moscou
da Folha Online

Uma das caixas-pretas dos aviões que caíram quase que simultaneamente ontem ao sul de Moscou, na Rússia, foi localizada nesta madrugada pelas equipes de resgate, informou um funcionário do Ministério de Situações de Emergência. Ao menos 89 pessoas morreram nos dois acidentes.

A caixa-preta do Tupolev TU-154 da companhia aérea Sibir, com 46 pessoas a bordo, foi encontrada, por volta das 8h15 (horário local), junto aos destroços da aeronave na região de Rostov, sul da Rússia. A aeronave voava de Moscou para Sochi, na costa do mar Negro.

O sistema de alerta de seqüestro foi acionado a bordo do avião momentos antes do Tupolev desaparecer das telas do radar do centro de controle aéreo de Moscou, revelou a Interfax, citando uma fonte ligada às autoridades aéreas.

O outro acidente ocorreu na região de Tula, 180 km ao sul de Moscou, com um Tupolev TU-134 da companhia russa Volga-Aviaexpress, com 43 pessoas a bordo. Não houve sobreviventes.

Testemunhas, citadas pelas agências de notícias internacionais, afirmam ter visto uma explosão antes de o avião cair.

A parte principal da fuselagem do avião foi encontrada a dois quilômetros do povoado de Buchalki. A cauda do aparelho estava a cerca de 700 metros da primeira estrutura, revelou o mesmo funcionário.

Nenhum estrangeiro estava a bordo dos aviões, informaram fontes aeronáuticas. O presidente russo, Vladimir Putin, já ordenou que o serviço secreto russo "comece a investigar" os incidentes, segundo a assessoria de imprensa do governo. Autoridades russas não descartam a hipótese de atentado terrorista.

Os jornais russos destacavam na manhã desta quarta-feira a coincidência dos dois fatos e lembravam os atentados de 11 de setembro de 2001 contra Nova York (EUA).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Dois aviões caem na Rússia e 90 pessoas morrem
  • Os Tupolev 154 e 134 são os aviões mais vendidos da indústria russa

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre queda de aviões
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os aviões do tipo Tupolev
  • Veja galeria de imagens da queda dos aviões na Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página