Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 02h58

Veja o perfil de Iasser Arafat, principal líder palestino

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Nascido em 1929 com o nome de Mohammad Abdel Rauf Arafat al Qudwa al Husseini, Iasser Arafat se tornou o símbolo da luta do povo palestino para a criação de um Estado no Oriente Médio.

Associated Press
Veja galeria de fotos do líder Iasser Arafat


O local de nascimento de Arafat permanece um mistério. Ele afirmava que nascera em Jerusalém, mas há registros de que Arafat teria, na verdade, nascido no Egito, onde estudou engenharia.

Exilado no Kuait, em 1959 fundou o Fatah, movimento nacionalista que se tornaria, nos anos 1960, o núcleo principal da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Ao fim da guerra árabe-israelense de 1967, Arafat reapareceu após dois anos na clandestinidade usando o nome de Abu Ammar, pelo qual é chamado até hoje pelos palestinos.

Instalou-se na Jordânia, país com grande população palestina, comandando milícias que realizavam ataques contra Israel e atentados contra alvos israelenses ao redor do mundo. As ações deram grande destaque à causa palestina.

Em 1970, entrou em choque com o rei da Jordânia, Hussein, gerando os sangrentos combates do "setembro negro". Ele e a OLP acabaram expulsos do país. Estabeleceram-se no Líbano, usado como plataforma para ataques contra o norte israelense. Israel ocupou o país em 1982, e Arafat e a OLP novamente foram expulsos, para a Tunísia.

Em junho de 1994, após a assinatura dos acordos de Oslo (1993), Arafat voltou aos territórios palestinos. Ganhou o prêmio Nobel da Paz.

Em meados de 2000, fracassou tentativa de assinatura de um acordo final de paz com Israel. Seguiu-se a Intifada, a revolta palestina. Desgastado com o desastroso saldo da Intifada, Arafat vinha perdendo popularidade até Israel aumentar a pressão sobre ele.

Leia mais
  • Arafat morre aos 75 anos na França
  • Arafat deve ser enterrado no sábado na Cisjordânia
  • Mahmoud Abbas substituirá Arafat na OLP
  • Arafat personificou o sonho de um Estado palestino

    Especial
  • Saiba mais sobre o líder palestino, na especial sobre Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página