Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2004 - 17h31

Al Jazira mostra suposto vídeo de Bin Laden ameaçando EUA

Publicidade

da Folha Online

A rede de TV Al Jazira [Qatar] divulgou nesta sexta-feira um vídeo, supostamente atribuído à rede terrorista Al Qaeda, mostrando o seu líder, Osama bin Laden , falando dos ataques de 11 de Setembro e dizendo que haverá novos ataques contra os Estados Unidos.

Segundo a Al Jazira, a fita é endereçada "aos americanos". Bin Laden afirma, dias antes da eleição presidencial nos EUA, que "a segurança [dos americanos] não está nas mãos [do candidato democrata John] Kerry ou [presidente americano] Bush. Está em suas próprias mãos".

Bin Laden, que aparece no vídeo trajando roupas brancas e turbante, disse: "Nós decidimos destruir as torres na América".

No vídeo, o líder terrorista afirma que os ataques aconteceram porque os rebeldes querem "conquistar a liberdade da nação [Afeganistão]".

O líder terrorista também disse que "nunca pensou que um líder supremo [referindo-se a George W. Bush] iria deixar que 50 mil pessoas [nas duas torres que caíram com os ataques] encarar eventos tão terríveis sozinhas, em um momento que elas precisavam dele".

Bin Laden também acusou Bush de "enganar o povo americano" desde 2001, ano em que aconteceram os ataques que atingiram o World Trade Center e o Pentágono.

Funcionários da rede de TV não confirmaram como conseguiram o vídeo, e quais foram os procedimentos para considerar a fita autêntica.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Al Jazira mostra suposto vídeo de Bin Laden ameaçando EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página