Mundo
13/11/2004 - 12h01

Operação em Fallujah termina com mais de mil rebeldes mortos

Publicidade
da Folha Online

A operação em Fallujah [50 km ao oeste de Bagdá] terminou com mais de mil milicianos mortos e só restam algumas posições rebeldes, informou hoje o secretário de Estado para a Segurança Nacional, Kassem Daud.

"As operações de ofensiva al Fajr [Amanhecer] se encerraram e só nos restam alguns poucos focos malignos que deveremos exterminar numa operação de limpeza", disse Daud, durante entrevista coletiva em Bagdá.

Mais de mil rebeldes morreram na ação contra a cidade sunita e outros 200 foram feitos prisioneiros, informou Daud.

Entre os rebeldes, "o número de mortos chegou a mais de mil e até agora prendemos mais de 200", disse, em entrevista coletiva.

Durante a noite de ontem (tarde no Brasil), duas mesquitas foram alvo de ataques aéreos depois que as tropas identificaram atiradores realizando disparos de dentro dos templos.

Dois fuzileiros navais americanos foram mortos hoje com a explosão de uma bomba caseira no sudeste de Fallujah, aumentando o total de americanos mortos na operação para pelo menos 24 militares.

Segurança

O primeiro-ministro interino do Iraque, Iyad Allawi, defendeu o ataque contra o reduto rebelde de Fallujah por oficiais americanos e iraquianos e afirmou que vai se empenhar em melhorar a segurança no país até as eleições previstas para janeiro próximo.

Em artigo publicado no jornal britânico "Sun", Allawi escreveu que a ofensiva em Fallujah era inevitável e ajudará ao Iraque a alcançar um regime democrático pleno.

"Uma solução para Fallujah vai abrir caminho para melhorar a segurança no país, numa área maior. Isso vai permitir uma participação plena nas eleições de janeiro."

"Não é uma luta que escolhemos", escreveu. "Se nós conseguirmos, o Iraque ficará mais próximo de ser um país livre e democrático, que é o mais intenso desejo de nossos cidadãos."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Premiê iraquiano defende ataque a Fallujah

    Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Fallujah
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Mossul
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca