Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2004 - 02h48

Inglaterra lança projetos contra o tabagismo e a obesidade

Publicidade

da France Presse, em Londres (Reino Unido)

O governo do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, lançou-se contra o tabagismo, anunciando nesta terça-feira uma nova lei que proíbe fumar em restaurantes, bares e escritórios da Inglaterra, além de ter adotado medidas estritas contra a obesidade.

Se for aprovada, a nova lei contra o tabaco entrará em vigor no final de 2006, anunciou no Parlamento o ministro da Saúde britânico, John Reid.

Segundo esta lei, que deve ser aplicada por etapas, dentro de quatro anos será proibido fumar em todos os locais de trabalho, em todos os restaurantes e em 90% dos "pubs", os tradicionais bares ingleses.

"Veremos que espaços sem cigarro se tornarão lei tanto nos ambientes de trabalho como nas áreas de lazer", afirmou Reid, destacando a necessidade de reduzir o risco para os fumantes passivos.

Só será permitido fumar nos bares que não servem comida e nos clubes privados cujos membros estejam de acordo, indicou o ministro britânico, ao apresentar ao Parlamento o documento normativo sobre saúde pública, que tem como principal objetivo lutar contra o tabagismo e a obesidade.

"Acreditamos que, em uma sociedade livre, homens e mulheres têm o direito legal de escolher seu próprio estilo de vida, inclusive em prejuízo dela", disse Reid ao Parlamento. "Mas as pessoas não têm direito de danificar a saúde dos outros. Por isso estamos tentando mudar o equilíbrio significativamente a favor de ambientes livres de fumaça".

Cerca de 106.000 pessoas morrem por ano na Grã-Bretanha por causas relacionadas ao fumo, de acordo com fontes médicas.

Com esta proposta, o governo britânico segue a linha da Escócia, onde o Parlamento anunciou na semana passada a proibição de fumar em prédios públicos a partir de 2006, e da Irlanda, que há oito meses se tornou o primeiro país no mundo a proibir o cigarro em restaurantes e bares.

Nos Estados Unidos, há dois Estados --Califórnia (oeste dos EUA) e Nova York (este)-- onde é proibido fumar em lugares públicos, inclusive em bares e restaurantes.

O governo britânico anunciou, além disso, propostas para combater a obesidade, que vem aumentando consideravelmente no país, incluindo uma lei limitando estritamente, no horário infantil, a propaganda televisiva da chamada "junk food".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre obesidade
  • Leia o que já foi publicado sobre tabagismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página