Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2004 - 21h06

UE expressa seu "pleno apoio" ao trabalho de Kofi Annan

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A UE (União Européia) manifestou nesta sexta-feira seu "pleno apoio" ao secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, por seu trabalho à frente da organização, anunciou o embaixador da Holanda junto à ONU, Dirk van den Berg.

"Expressamos nosso pleno apoio ao trabalho de Annan à frente da organização, em particular na perspectiva dos meses muito importantes que estão por vir, durante os quais vamos preparar a cúpula de setembro de 2005", disse Van den Berg, cujo país exerce a presidência da UE.

Van der Berg confirmou o apoio europeu após um encontro com Annan na sede da ONU, em Nova York.

Annan tem sido alvo de ataques de parte da imprensa e do governo dos Estados Unidos pelo escândalo de corrupção envolvendo o programa Petróleo por Comida, que a ONU aplicou no Iraque durante as sanções econômicas contra o regime do ditador Saddam Hussein.

Um movimento de apoio a Annan foi deflagrado nesta semana na ONU e em outros círculos para enfrentar os ataques do governo americano.

A ONU confirmou na sexta-feira (26) que Kojo Annan, filho do secretário-geral, foi remunerado até fevereiro de 2004 pela empresa suíça de inspeções Cotecna, para a qual deixou de trabalhar no final de 1998.

Esta empresa, com sede em Genebra, assinou vários contratos com o governo iraquiano entre 1996 e 2003 para inspecionar as importações de mercadorias no programa Petróleo por Comida da ONU.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kofi Annan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página