Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2004 - 16h58

118 brasileiros continuam desaparecidos no sudoeste da Ásia

Publicidade

da Folha Online

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje que ainda não foram localizados 118 brasileiros que estariam nos países atingidos pelo maremoto na Ásia no último domingo.

O Itamaraty fez o balanço com base em relatos de pessoas que procuraram o órgão pedindo informações sobre brasileiros que estariam na região no momento da catástrofe e com telefonemas de brasileiros na Ásia que procuraram a diplomacia brasileira para informarem sua situação.

Segundo o ministério, já foram identificados 352 brasileiros que estavam na região da tragédia. Desse total, 155 já foram localizados vivos pelo Itamaraty. Além disso, outros 79 brasileiros que estavam na região mas não chegaram a ser procurados por familiares e amigos por meio do Itamaraty entraram em contato com a diplomacia brasileira para avisar que passavam bem.

Até hoje houve a confirmação da morte de dois brasileiros devido ao maremoto. A diplomata Lys Amayo de Benedek D'Avola, 48, um dos seis brasileiros que trabalhavam na Embaixada do Brasil na Tailândia, e seu filho de 10 anos, Gianlucca, tiveram seus corpos encontrados no sul da Tailândia.

O balanço total do número de mortos pelo maremoto ainda é precário. Ao menos 120 mil pessoas morreram em oito países asiáticos e três africanos.

Só na Indonésia, o país mais afetado pela tragédia, mais de 79 mil pessoas morreram. Segundo a Reuters, a ministra indonésia da Saúde, Siti Fadilah Supari, afirmou que esse número pode chegar a 100 mil. Isso iria elevar o número de mortos para ao menos 140 mil.

As mortes foram causadas por um terremoto, que alcançou os 9 graus na escala Richter, e teve o seu epicentro próximo à Indonésia. O tremor causou os tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira], que chegaram a uma altura de dez metros, e devastaram a região costeira dos países atingidos.

Leia mais
  • Indonésia desiste de contar número de mortos
  • Ajuda começa a chegar para sobreviventes na Ásia
  • Mãe de diplomata morta na Tailândia decide adiar retorno do corpo

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página