Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2004 - 21h07

ONU diz que mortos em maremoto na Ásia podem chegar a 150 mil

Publicidade

da Folha Online

O número de mortos do maremoto no sul da Ásia e na costa leste da África pode alcançar a trágica cifra de 150 mil pessoas, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) e, segundo o chefe do trabalho humanitário da organização, Jan Egeland, o número exato de vítimas nunca será conhecido.

"O que nós vemos é que os números podem se aproximar de 150 mil mortos. A maioria deles está na Indonésia e em Aceh, que é a área menos acessível em decorrência de limitações logísticas, e pode, portanto, crescer", disse Egeland. "Nós nunca teremos os números exatos porque há muitos pescadores e cidades que simplesmente se foram e que nós não temos como descobrir quantos eram."

O balanço atual é de ao menos 120 mil pessoas mortas nos países asiáticos e africanos.

Ajuda

Mantimentos e medicamentos começam a chegar aos países do sul da Ásia, mas ainda há toneladas de suprimentos à espera nos aeroportos. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse hoje que a situação na Ásia exige uma resposta "sem precedentes" do resto do mundo.

A distribuição dos mantimentos tem sido prejudicada por uma falta de coordenação entre militares, grupos de ajuda humanitária e membros dos países que enviaram suprimentos, segundo as agências internacionais.

No sul da Índia, muitos pacotes de arroz foram lançados e estão espalhados pelas estradas. Nos vilarejos onde foram distribuídos, o número de pessoas é pequeno em relação à quantidade de alimentos. Em outros locais, entretanto, moradores esperam horas por comida.

Mortos

Só na Indonésia, o país mais afetado pela tragédia, mais de 79 mil pessoas morreram. Segundo a Reuters, a ministra indonésia da Saúde, Siti Fadilah Supari, afirmou que esse número pode chegar a 100 mil. Isso iria elevar o número de mortos para ao menos 140 mil.

Ao menos 28.508 pessoas morreram no Sri Lanka, segundo dados oficiais do governo. A Índia, também muito afetada pelas ondas gigantes, tem 7.368 mortes. Esse número pode chegar a mais de 13 mil mortos. Mianmar, Maldivas e Malásia somam 224 mortos.

Na Tailândia, ao menos 4.541 pessoas morreram. Na Somália, o governo anunciou que ao menos 200 pessoas podem ter morrido por causa do maremoto. A Tanzânia e o Quênia também foram afetados.

As mortes foram causadas por um terremoto, que alcançou os 9 graus na escala Richter, e teve o seu epicentro próximo à Indonésia. O tremor causou os tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira], que chegaram a uma altura de dez metros, e devastaram a região costeira dos países atingidos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Indonésia desiste de contar número de mortos
  • Ajuda começa a chegar para sobreviventes na Ásia
  • Mãe de diplomata morta na Tailândia decide adiar retorno do corpo

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página