Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2005 - 07h59

Kofi Annan visita áreas na Indonésia devastadas por maremoto

Publicidade

da Folha Online

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, visitou nesta sexta-feira a Província de Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afetadas pelo maremoto que atingiu o sul da Ásia em 26 de dezembro. "Nunca vi uma destruição tão grande, em uma região tão grande", afirmou.

Nesta sexta-feira, o governo indonésio afirmou que o número de mortos no país chega a 98.489 pessoas, depois de voluntários terem encontrados mais corpos em Meulaboh, na costa oeste.

Crianças que estão abrigadas em um campo de refugiados, em Banda Aceh, capital da Província de Aceh, recepcionaram o secretário-geral.

Annan estava acompanhado do presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn. O diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rodrigo Rato, também estava na visita e, segundo ele, o grupo estuda o pedido do governo indonésio por US$ 250 milhões.

O diretor do Banco Mundial afirmou que a contribuição da instituição às organizações humanitárias na Ásia pode chegar a US$ 1 bilhão.

Mais tarde, Annan vai visitar o Sri Lanka.

A visita do secretário-geral aconteceu um dia depois que ele pediu aos países e instituições que estão contribuindo com a tragédia na Ásia que doem o dinheiro prometido às agências que estão gerenciando a ajuda nos países afetados pelo maremoto.

O Ministério do Interior indonésio informou que ainda 15 mil pessoas estão desaparecidas em Aceh. O país tem mais de 544 mil desabrigados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tailândia nega enterro de estrangeiros em fossas comuns
  • Corpos de brasileiros mortos chegam ao Brasil no sábado

    Especial
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página