Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2005 - 15h35

Palestinos querem eleição parlamentar para julho

Publicidade

da Reuters, em Gaza

Os palestinos vão preparar uma eleição parlamentar para o dia 17 de julho, a primeira desde 1996, afirmou neste sábado o presidente interino Rauhi Fattouh.

A votação completaria o processo de transição política colocada em movimento após a morte do líder palestino Iasser Arafat, em novembro, cujo sucessor será escolhido na eleição presidencial de amanhã. O decreto presidencial sobre a nova eleição será publicado na imprensa oficial neste domingo.

Mahmoud Abbas, um ex-representante de Arafat, é considerado como o vencedor da votação e quer pôr fim ao levante de quatro anos que ocorre nos territórios ocupados, além de recomeçar as negociações de paz com Israel.

Rauhi Fattouh disse que a lei seria modificada para expandir o números de assentos no Conselho Legislativo Palestino de 88 para 124 para a próxima eleição.

O movimento nacionalista Fatah domina o Parlamento, mas poderia enfrentar uma séria concorrência dos militantes islâmicos que procuram assento pela primeira vez. O período para nomeação dos candidatos ocorreria a partir de 6 de junho, durante 12 dias, com uma campanha eleitoral entre 2 e 16 de julho, afirmou Fattouh.

Especial
  • Leia mais sobre a eleição palestina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página