Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2005 - 18h00

Saiba mais sobre o 2º colocado nas pesquisas da eleição palestina

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O candidato independente Mustafah Barghouti, 51, médico, será o principal e praticamente único adversário do grande favorito Mahmoud Abbas nas eleições presidenciais palestinas deste domingo.

Grande crítico da ANP (Autoridade Nacional Palestina) e com pouca experiência política, Barghouti é o segundo colocado nas pesquisas, com 28% das intenções de voto. Abbas conta com 60%.

Defensor dos direitos humanos e membro de muitas organizações humanitárias, Barghouti denunciou durante anos a corrupção e a concentração de poderes na ANP, presidida por Iasser Arafat até sua morte em novembro passado.

Seu lema de campanha é "luta pela democracia, contra a corrupção, contra a segurança interna e por um Estado de direito".

"Queremos pôr fim à ocupação e chegar a um acordo definitivo com Israel, longe das soluções intermediárias que somente trazem sofrimento ao nosso povo", declarou Barghouti durante sua campanha, solicitando também uma conferência internacional de paz e mais apoio da comunidade internacional.

Para ele, Abbas é o símbolo da "velha guarda" de dirigentes palestinos, e "não saiu vitorioso das provas" às quais foi submetido durante sua carreira política.

O candidato independente recebeu o apoio da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), uma formação laica que boicotou as últimas eleições de 1996 e resolveu participar destas, mas sem apresentar seus próprios candidatos.

Durante sua campanha, Barghouti foi detido várias vezes, a última na sexta-feira quando tentava chegar à parte leste de Jerusalém, para rezar na Esplanada das Mesquitas.

Barghouti denunciou que de todos os candidatos, o único que pôde fazer campanha livremente foi Mahmoud Abbas. Os demais, que já contavam com escassos recursos financeiros, foram limitados em seus movimentos pelo Exército israelense.

Especial
  • Leia mais sobre a eleição palestina
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Mustafah Barghouti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página