Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2005 - 08h16

Imprensa israelense mostra otimismo sobre eleição palestina

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

A imprensa israelense comemorou nesta segunda-feira a vitória de Mahmoud Abbas na eleição à presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e, de maneira geral, saudou o fato como um novo início nas relações entre o governo palestino e o de Israel.

"Voltamos ao começo. Um novo presidente para os palestinos e um novo governo em Israel [referindo-se à nova coalizão criada pelo premiê Ariel Sharon]", afirma o "Yedioth Ahronoth", jornal de maior circulação do país.

"Abbas chegou ao poder levado por um maremoto. Há com quem falar. O novo presidente pediu o fim do terrorismo e o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, deve ligar para ele em breve para propor uma reunião, talvez na próxima semana", diz o jornal.

O mesmo entusiasmo é manifestado pelo "Maariv" que saúda a vitória "maiúscula" de Abbas.

De acordo com o jornal, "a eleição abre uma nova página entre Israel e os palestinos, já que estes últimos elegeram pela primeira vez um dirigente que pede o fim da violência contra Israel."

O jornal também afirma que Sharon deve se reunir em breve com Abbas e que o primeiro teste do palestino será acabar com os disparos de foguetes Qassam [de fabricação caseira] contra alvos israelenses.

Para o "Haaretz", "ao obter uma clara vitória eleitoral, Abbas conseguiu um mandato que o autoriza a reativar o processo de paz, tomar o controle das atividades e a acabar com a corrupção da ANP."

Segundo o jornal em língua inglesa "Jerusalem Post", "os oficiais israelenses acreditam que o mandato obtido por Abbas deve permitir que ele adote as medidas para deter o disparo de foguetes ou obuses de morteiro contra Israel, sem risco de provocar uma guerra civil."

O jornal diz ainda que Israel pedirá o reinício imediato da coordenação de segurança com os palestinos.

Leia mais
  • Líder de grupo extremista islâmico felicita Abbas por vitória em eleição
  • Análise: Mahmoud Abbas, um homem diante de desafios
  • Abbas vence eleição e se torna o sucessor oficial de Arafat

    Especial
  • Leia mais sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página