Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 14h01

Sharon telefona para Abbas e o parabeniza por eleição

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, telefonou para Mahmoud Abbas, eleito presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) nesta terça-feira, para dar os parabéns pelo resultado da eleição.

"Abbas e Sharon falaram sobre formas de reiniciar o processo de paz e sobre um encontro entre os dois, que será agendado nos próximos dias", afirmou Maher Shalabi, porta-voz de Abbas.

Os dois dirigentes, que se encontraram pela última vez quando Abbas era o premiê palestino, conversaram por dez minutos.

Abbas é considerado um líder moderado tanto por autoridades internacionais, quanto pelo governo israelense. Ele venceu a eleição à presidência da ANP com 62,32% dos votos.

"O premiê Ariel Sharon falou com o presidente eleito da ANP, Mahmoud Abbas, o parabenizou por sua vitória, e desejou sucesso a ele", afirmou um comunicado do gabinete israelense.

Apesar da recepção, o governo israelense tem criticado Abbas por sua atitude de cooperar, e não acabar com os grupos extremistas palestinos.

Sharon tem afirmado que o fim "do terror e da violência" contra Israel deve preceder qualquer retomada do Mapa da Paz --plano elaborado pelo chamado 'Quarteto' --EUA, Rússia, União Européia e ONU, que prevê, sobretudo, a criação de um Estado Palestino até 2005.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Trincheira de Israel ameaça mais 3.000 casas palestinas
  • Avião de Israel pousa na Indonésia pela 1ª vez

    Especial
  • Leia mais sobre as eleições palestinas
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página