Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2005 - 10h19

Mortos por tsunami no Sri Lanka podem chegar a 40 mil

Publicidade

da Folha Online

Autoridades do Sri Lanka, na Ásia meridional, região que foi duramente castigada no dia 26 de dezembro após um terremoto causar tsunamis [ondas de grande envergadura provocadas por tremores no leito oceânico], anunciaram nesta segunda-feira que o total de mortos na tragédia pode chegar a 40 mil.

O Ministério Público atualizou nesta manhã o número de vítimas, elevando os mortos de 30.920 para 38.195. O país tem ainda 6.020 pessoas desaparecidas. O comunicado do governo não deixa claro se entre os 7.275 mortos a mais divulgados hoje estão sendo consideradas as 6.020 pessoas que ainda não foram encontradas.

Até o momento, as cifra total de vítimas da tragédia, que devastou 11 países no sul da Ásia e no leste da África, chega a 162 mil mortos, além dos desaparecidos.

"Corpos continuam sendo encontrados sob escombros", disse Thilak Ranavirajah, secretário do Ministério da Segurança Pública do Sri Lanka. "O total de mortos pode chegar a 40 mil", acrescentou.

O Centro de Administração, que faz parte da Presidência, concorda com a previsão. "Nós estamos prevendo que as mortes cheguem a 40 mil", disse R.M. Jayasinghe, diretor do Centro de Administração. "Talvez essa elevação do total dos mortos ocorra em um mês... Nós precisamos decidir se os desaparecidos estão realmente mortos", acrescentou.

Leia mais
  • E-mail com pedido de ajuda às vítimas do tsunami contém vírus
  • Falso alarme de tsunami tira 12 mil de suas casas no Chile
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página